Projeto leva água para consumo humano a comunidades no Rio Grande do Norte
March 28, 2023
Iniciativa é resultado da parceria entre a AES Brasil e a Adel para melhoria da qualidade de vida das famílias da região
São Paulo, 01 de fevereiro de 2023 – A AES Brasil, empresa de geração de energia 100% renovável, e a Agência de Desenvolvimento Econômico Local (Adel), uma organização sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento de comunidades rurais no Sertão do Nordeste brasileiro, está realizando a entrega de 20 cisternas de placas para famílias em comunidades próximas do empreendimento. Cada cisterna tem capacidade para armazenar até 16 mil litros de água proveniente da chuva. Nesta terça-feira (31/01) foi realizada uma entrega simbólica das cisternas na comunidade de Caraúbas, localizada em Lajes-RN.
O evento contou com as presenças de representantes da Adel, da AES Brasil, e da Unipar, parceira no Complexo Eólico Cajuína, e lideranças das comunidades envolvidas no projeto.
As cisternas são uma tecnologia social de baixo custo e que permitem o acesso à água própria para o consumo humano e produção de alimentos. Nesta fase do projeto, 20 famílias foram beneficiadas, selecionadas a partir de um diagnóstico de território com base em critérios específicos relacionados à necessidade do acesso à água via construção de cisternas. As famílias contempladas pelo projeto serão capacitadas para a utilização e manutenção do equipamento e orientadas para o uso eficiente da água no semiárido.
A iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), entre eles, o acesso à água potável, direito humano fundamental e faz parte do Programa AES Brasil Gera+, que reúne os projetos sociais da Companhia promovidos juntos às comunidades que integram suas áreas de atuação. O objetivo do programa é promover impacto positivo, com base em quatro pilares: proteção de direitos, educação, inclusão produtiva e empreendedorismo e segurança hídrica.
A AES Brasil entende as necessidades das comunidades e atua para que os objetivos traçados em conjunto com parceiros sejam alcançados, melhorando vidas e disseminando conhecimento. O programa tem como norte as políticas de Sustentabilidade e de Investimento Social Privado, que direcionam a estratégia de atuação junto às comunidades vizinhas aos empreendimentos da companhia.
As comunidades beneficiadas pelo projeto estão em área de influência direta do Complexo Eólico Cajuína. A construção dos primeiros 695,0 MW do empreendimento está em fase adiantada, com entrada em operação prevista para 2023. A primeira fase do Complexo terá 324,5 MW divididos em 55 aerogeradores; e a segunda, 370,5 MW de capacidade instalada. O Complexo poderá chegar a uma capacidade instalada total de 1,6GW. A companhia firmou dois contratos com as empresas Unipar e BRF para autoprodução de energia no empreendimento.
Sobre a AES Brasil
Acelerando o futuro da energia há mais de 20 anos, a AES Brasil é uma empresa geradora de fontes renováveis. A companhia oferece soluções inovadoras e customizadas dentro das necessidades dos clientes, apoiando-os como um importante parceiro em sua busca pela transição energética.
Hoje, a AES Brasil conta com um portfólio de ativos 100% renováveis, com capacidade instalada contratada total de 5,2 GW¹, sendo 2,7 GW hídrico, 2,2 GW eólico e 0,3 GW solar. Adicionalmente, a companhia possui em desenvolvimento parte de seu pipeline eólico e solar, ainda em negociação, que poderá adicionar até 1,5 GW de capacidade instalada.
¹ Considera 1,0 GW referente aos projetos em construção de Tucano e Cajuína
Contatos para imprensa – AES Brasil:
InPress Porter Novelli
aes@inpresspni.com.br
Natália Baggio – (11) 99335-1865
Alexandre Carvalho – (11) 99329-0909
Samia El Saifi - (11) 94004-1622