Iniciativa monitora população de animais existentes na área do complexo que produz energia eólica

Projeto ambiental da AES Tietê previne impacto na fauna terrestre no Complexo Eólico Alto Sertão II

March 1, 2020

O sistema de gestão integrada da AES Tietê está presente em todos as áreas de geração de energia, a fim de garantir conformidade ambiental em todas as atividades da companhia. No caso do complexo eólico Alto Sertão II, localizado em área que compreende quatro municípios da Bahia, são realizadas campanhas para monitorar e prevenir impactos à fauna silvestre da região.

Segundo a coordenação do programa, o acompanhamento das espécies é fundamental para compreensão das interações ecológicas da fauna, principalmente no reconhecimento dos grupos mais sensíveis à atividade de geração energética. A ação é realizada duas vezes por ano, nos períodos de seca e chuva, e alcançou os seguintes resultados sobre a população de animais: 173 espécies de aves, 28 mamíferos silvestres não-alados e 55 de quirópteros (morcegos) identificados e catalogados.

Desta forma, além da iniciativa de monitoramento da fauna terrestre foram implementados projetos de proteção e conservação de nascentes e recuperação de áreas degradadas, nos próximos meses iniciaremos ações de conscientização à caça predatória.

Compromisso com meio ambiente – A integração do sistema que organiza as atividades de saúde, segurança e meio ambiente são possibilitadas por processos tecnológicos, como o dashboard em Power BI, uma plataforma que registra todos os impactos, perigos e riscos em saúde, segurança e meio ambiente.

O complexo eólico Alto Sertão II foi adquirido pela AES Tietê em 2017 e soma  386,1 MW de capacidade instalada. As características peculiares do bioma na região, formado por cerrado e caatinga, e a presença dos aerogeradores na área colaboraram para o desenvolvimento da ação, bem como outras focadas na semeadura direta, implantação de núcleos, recuperação de solo e plantio de mudas.

Sobre a AES Tietê

A AES Tietê atua como uma plataforma integrada de energia renovável com soluções customizadas de acordo com a necessidade de seus clientes. Está entre as maiores companhias privadas de geração do Brasil, atuando no país há 20 anos. O Centro de Operações de Geração de Energia (COGE), localizado em Bauru (SP), é o mais tecnológico do país e opera remotamente todos os ativos da companhia.    

No portfólio, composto por geração hídrica, solar e eólica, estão nove usinas hidrelétricas e três pequenas centrais hidrelétricas, dois Complexos Solares, Guaimbê e Ouroeste, em São Paulo, além do Complexo Eólico Alto Sertão II, na Bahia. Recentemente, a companhia anunciou investimento na construção do Complexo Eólico Tucano, também no estado da Bahia.

www.aestiete.com.br

Informações para imprensa AES Tietê:

Aline Oliveira – aline.silva@temp.inpresspni.com.br

Plínio Varoni - plinio.varoni@inpresspni.com.br

11 4197-4999 e 11 94264-6300