Acervo com 1.200 novos livros e espaço de leitura revitalizado são acões do projeto que tem realização da Rede Educare e patrocínio da AES Tietê

Leitura no Campo chega à cidade de Zacarias

September 1, 2020

São Paulo, setembro de 2020 – No dia 29 de setembro, 1.200 novos livros, entre romances, mangás, contos, filmes e títulos juvenis, chegam a Escola Estadual Antonio Teixeira dos Santos, da cidade de Zacarias (SP). O novo acervo é uma das ações do projeto Leitura no Campo, que tem realização da Rede Educare, via Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial de Cultura, com patrocínio da AES Tietê.

O projeto foi desenvolvido na escola para atender os 213 alunos, do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, seguindo todas as normas de higienização e prevenção. A inauguração contará com representates da escola, Rede Educare e AES Tietê, via plataforma de videochamadas Zoom, com transmissão ao vivo no canal da Rede Educare, no YouTube, a partir das 10h, para que educadores, alunos e moradores da região possam acompanhar e conhecer diretamente de suas casas o Leitura no Campo.

Além disso, o projeto conta com uma capacitação em formato online para os educadores e demais profissionais do Centro de Convivência da Juventude sobre formação de leitores, contação de histórias, alfabetização e uso do espaço Leitura no Campo.

“Estamos ansiosos para podermos utilizar as novas instalações da biblioteca, na qual, ficou maravilhosa, e, sabendo que a leitura pode proporcionar e transformar a vida de uma pessoa, temos certeza que com esse novo ambiente acolhedor e cativante haverá muito mais interesse de todos em frequentar esse local e desenvolver cada vez mais o hábito e o gosto pela leitura”, afirma Onivaldo Sanches Coelho, diretor da Escola Estadual Antonio Teixeira dos Santos.

O projeto Leitura no Campo busca a formação de leitores em comunidades com pouco acesso à literatura. Sua atuação prevê qualificação de bibliotecas comunitárias e complementação de acervo em bibliotecas de escolas, incluindo a revitalização de espaços de leitura. O foco é oferecer novos títulos que abrangem temas atuais, dando espaço para a diversidade, com livros em brailes.

“O apoio da AES Tietê ao novo projeto Leitura no Campo, na cidade de Zacarias, reforça o compromisso da companhia em promover o desenvolvimento das comunidades vizinhas à nossa operação. Acreditamos que o investimento em educação é um dos principais vetores para gerar impacto social positivo”, afirma Andrea Santoro, coordenadora de Sustentabilidade e Responsabilidade Social da AES Tietê.

A iniciativa do projeto Leitura no Campo vai ao encontro da Lei nº 12.244 de 24 de maio de 2010, que estabelece a obrigatoriedade de haver biblioteca nas instituições de ensino do país. E parte do princípio de que as bibliotecas são espaços vivos para trabalhar a imaginação, a colaboração, a aprendizagem e a produção de conhecimento

Neste ano, o Leitura no Campo vai reestruturar, no total, 12 bibliotecas ou espaços de leituras já existentes no Brasil. O projeto busca atuar em espaços que precisam de suporte e melhorias para atender as comunidades do país numa forma de axuliar o processo educacional, reduzir o analfabetismo e formar um público consumidor de cultura. Além de municípios de São Paulo, o projeto também, chega, este ano, a estados como Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.

“O Leitura no Campo é um projeto inovador, pois amplia o acesso ao livro em escolas e comunidades do interior do Brasil. Neste momento de pandemia o projeto abre uma janela para a esperança de uma educação inclusiva e dinâmica. Sonhamos com a volta às aulas com segurança para receber as crianças com a novidade de mais de mil histórias”, realça Kátia Rocha, diretora da Rede Educare.

O Leitura no Campo será inaugurado e aberto aos alunos da escola junto com a retomada das aulas, conforme instruções governamentais e sanitárias neste momento de pandemia da COVID-19.

Serviço:

Leitura no Campo

Escola Estadual Antonio Teixeira dos Santos

Transmissão ao vivo no canal no Youtube da Rede Educare

29/09 a partir das 10h.

 

Sobre a AES Tietê

A AES Tietê atua como uma plataforma integrada de energia renovável com soluções customizadas de acordo com a necessidade de seus clientes. Está entre as maiores companhias privadas de geração do Brasil, atuando no país há 20 anos. O Centro de Operações de Geração de Energia (COGE), localizado em Bauru (SP), é o mais tecnológico do país e opera remotamente todos os ativos da companhia. No portfólio, composto por geração hídrica, solar e eólica, estão nove usinas hidrelétricas e três pequenas centrais hidrelétricas, dois Complexos Solares, Guaimbê e Ouroeste, em São Paulo, além do Complexo Eólico Alto Sertão II, na Bahia. Recentemente, a companhia anunciou investimento na construção do Complexo Eólico Tucano, também no estado da Bahia.
www.aestiete.com.br

 

Sobre a Rede Educare: A Rede Educare nasceu em 2008 inspirada pela crença de que é possível transformar a realidade desde que pessoas, empresas, governos e organizações estejam imbuídos do mesmo propósito. Nesses 12 anos, tornou-se referência no Brasil em projetos de impacto social. Em outras palavras, a Rede Educare promove diálogos para modificar vidas.

Especializada em leis de incentivo, atua em todo o Brasil, tecendo encontros entre produtores e empresas que acreditam em cultura, esporte, saúde e ações sociais para realizar projetos inovadores de impacto social. “Hoje temos certeza do nosso propósito. Somos uma empresa diversa, com crenças, força e ideias. Sim, ideias mudam o mundo quando temos pessoas que querem realizar o novo”, comemora Kátia Brasileiro, diretora da Rede Educare.

 

Informações para imprensa AES Tietê:

Andréa Almeida – andrea.almeida@temp.inpresspni.com.br

Plínio Varoni – plinio.varoni@inpresspni.com.br

11 99246-4532 / 11 94264-6300 

 

Rede Educare:
Priscila Oliveira – priscila@redeeducare.com.br
Cynthia Takayama – cynthia@redeeducare.com.br