Curimãs e Barrinha do Norte participam de oficinas e encontros promovidos por projeto da AES Brasil

Comunidades de Trairi recebem capacitações voltadas para a inclusão produtiva, empreendedorismo e agricultura sustentável

23 de abril de 2023 - A AES Brasil, empresa de geração de energia 100% renovável, em parceria com a Agência de Desenvolvimento Econômico Local (Adel), organização sem fins lucrativos que tem como missão promover o desenvolvimento local de comunidades rurais por meio do protagonismo, do empreendedorismo e da cooperação entre os atores locais, está realizando projetos de empreendedorismo e inclusão produtiva nas comunidades de Curimãs e Barrinha do Norte, em Trairi (CE).

As iniciativas fazem parte do Programa AES Brasil Gera+, que reúnem os projetos sociais da Companhia promovidos junto às comunidades que integram suas áreas de atuação. O objetivo do programa é promover impacto positivo, com base em quatro pilares: proteção de direitos, educação, inclusão produtiva e empreendedorismo e segurança hídrica.

As ações desenvolvidas na localidade, estão inseridas no eixo inclusão produtiva e empreendedorismo, contribui para o desenvolvimento local, o fortalecimento da agricultura familiar (importante para a economia da região), atividades produtivas locais e fomento da geração de renda, impulsionando oportunidades para as comunidades vizinhas em empreendimentos da companhia. Na prática, são ministradas oficinas para manejo de agricultura e empreendedorismo.

O projeto se insere na estratégia de desenvolvimento de capacidades a serem ministradas às comunidades do entorno do Complexo Eólico Mandacaru, como forma de contribuir para a inclusão socioprodutiva. A reativação da mini-indústria de corte e costura também promove oportunidades para geração de trabalho e renda, além de desenvolver capacitação técnica para produção e venda de itens de vestuário.

Empreendedorismo

Em Barrinha do Norte, participam do projeto 15 mulheres que, por meio de oficinas formativas, estão sendo capacitadas para produzirem novas peças com o objetivo de potencializar a mini-indústria de corte e costura. Para isso, entre outras atividades, estão sendo oferecidas 160 horas de assessoria técnica e gerencial para gerenciamento, comercialização e marketing da mini-indústria de corte e costura.

Inclusão produtiva

Já em Curimãs, as oficinas incluem áreas como inclusão produtiva; produção de horticultura orgânica, com o objetivo de incentivar a participação e o protagonismo de mulheres na agricultura e o desenvolvimento socioeconômico; Agroecologia e Segurança Alimentar e Nutricional, para que as participantes discutam alternativas para tornar a produção familiar mais saudável e sustentável. Também estão sendo realizadas ações com foco na criação e o manejo de aves caipira, com o intuito de apresentar sua importância, visando ao fortalecimento nutricional e à comercialização do excedente da produção.
 

Sobre a AES Brasil

Acelerando o futuro da energia há mais de 20 anos, a AES Brasil é uma empresa geradora de fontes renováveis. A companhia oferece soluções inovadoras e customizadas dentro das necessidades dos clientes, apoiando-os como um importante parceiro em sua busca pela transição energética.

Hoje, a AES Brasil conta com um portfólio de ativos 100% renováveis, com capacidade instalada contratada total de 5,2 GW¹, sendo 2,7 GW hídrico, 2,2 GW eólico e 0,3 GW solar. Adicionalmente, a companhia possui em desenvolvimento parte de seu pipeline eólico e solar, ainda em negociação, que poderá adicionar até 1,5 GW de capacidade instalada.