Peixes das espécies Pacu Guaçu e Piracanjuba foram soltos nos reservatórios da companhia

AES Tietê repovoou 160 mil alevinos em janeiro

February 4, 2021

A AES Tietê realizou no mês de janeiro a soltura de mais de 160 mil alevinos, em uma ação do Programa de Manejo Pesqueiro, que promove o repovoamento dos rios com alevinos de espécies de peixes ameaçadas de extinção. No Rio Grande, trecho pertencente ao reservatório da usina de Água Vermelha, foram soltos 80 mil peixes. Já no reservatório da usina de Barra Bonita, foram repovoados mais 80 mil peixes durante evento que ocorreu às margens do rio Piracicaba, no bairro Tanquã, em São Pedro, com a presença de ambientalistas. Os alevinos são das espécies Pacu Guaçu e Piracanjuba.

Para o biólogo da AES Tietê, Silvio Carlos Alves dos Santos, as atividades são muito importantes para a reprodução da fauna aquática. “A AES Tietê se preocupa em proteger e conservar as espécies e por isso promove o repovoamento de peixes anualmente em seus reservatórios”, comenta Silvio.

O Programa de Manejo Pesqueiro da AES Tietê promove o repovoamento de 2,5 milhões de alevinos ao longo do ano. A iniciativa consiste na reprodução das espécies de peixes que foram impactadas pela construção das barragens hidrelétricas, realizada nas estações de Hidrobiologia e Aquicultura, das usinas de Barra Bonita e Promissão. Lá, são cultivados peixes do tipo Curimbatá, Dourado, Pacu-Guaçu, Piapara, Piracanjuba e Tabarana. Depois, os alevinos são soltos de forma a contribuir para o equilíbrio da população de peixes nos rios Tietê, Pardo, Piracicaba, Grande e Mogi Guaçu.

Sobre AES Tietê

A AES Tietê atua como uma plataforma integrada de energia renovável com soluções customizadas de acordo com a necessidade de seus clientes. Está entre as maiores companhias privadas de geração do Brasil, atuando no país há 20 anos. O Centro de Operações de Geração de Energia (COGE), localizado em Bauru (SP), é o mais tecnológico do país e opera remotamente todos os ativos da companhia.    

No portfólio, composto por geração hídrica, solar e eólica, estão 9 usinas hidrelétricas e 3 pequenas centrais hidrelétricas, dois Complexos Solares, Guaimbê e Ouroeste, em São Paulo, além do Complexo Eólico Alto Sertão II, na Bahia. Recentemente, a companhia anunciou investimento na construção do Complexo Eólico Tucano, também no estado da Bahia.
www.aestiete.com.br

Informações para imprensa AES Tietê:
Heloisa Nicacio - heloisa.nicacio@inpresspni.com.br
Plínio Varoni - plinio.varoni@inpresspni.com.br
11 4197-4999 e 11 94264-6300