Cantos de Leitura implanta espaço lúdico e doa acervo de 1.200 livros, que beneficiarão crianças e jovens do município
AES Tietê leva projeto de leitura para Iacanga
September 1, 2020
São Paulo – No dia 28 de setembro, a EMEF José Ferraz de Souza, situada em Iacanga (SP), realizará uma inauguração simbólica do novo espaço de leitura Cantos de Leitura, que conta com acervo de 1.200 novos livros, entre romances, quadrinhos, contos e títulos infanto-juvenis. O acervo e revitalização do espaço é uma das ações do projeto Cantos de Leitura, que tem realização da Rede Educare e patrocínio da empresa AES Tietê, via Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial de Cultura.
O espaço de leitura foi desenvolvido para atender os 642 alunos de 06 a 10 anos, do Ensino Fundamental I, seguindo todas as normas de higienização e prevenção. A inauguração contará com representates da escola, Rede Educare e AES Tietê, via plataforma de videochamadas Zoom, com transmissão ao vivo no canal da Rede Educare, no YouTube, a partir das 15h, para que educadores, alunos e moradores da região possam acompanhar e conhecer diretamente de suas casas o Cantos de Leitura.
O projeto Cantos de Leitura busca a formação de novos leitores em comunidades e criação de um espaço de socialização. O projeto faz dos livros um ponte para possibilitar que os leitores vejam o mundo de uma nova forma, dando espaço também para a diversidade com livros em braile.
“É um espaço lúdico com infinitas possibilidades de aprendizagem através da leitura. Esse espaço irá oportunizar a socialização entre os alunos e contribuir para a formação de alunos leitores, críticos, participativos e criativos”, afirma Silveli Pultrini Victor, diretora da EMEF José Ferraz de Souza.
Além da doação de livros e ambientação do espaço, o Cantos de Leitura conta com capacitações em formato online para os educadores sobre os caminhos para a formação de leitores e utilização do espaço, com três horas de duração, e contação de histórias e alfabetização, com carga horária de 30 horas.
“O apoio da AES Tietê ao projeto Campos de Leitura, na cidade de Iacanga, reforça o nosso compromisso em promover o desenvolvimento das comunidades vizinhas à nossa operação. Acreditamos que o investimento em educação é um dos principais vetores para gerar impacto social positivo”, afirma Andrea Santoro, coordenadora de Sustentabilidade e Responsabilidade Social da AES Tietê.
O Cantos de Leitura, realizado pela Rede Educare, busca estimular o contato de crianças, jovens e adultos com a literatura, possibilitando o acesso gratuito da comunidade ao conhecimento.
A partir de uma metodologia social de desenvolvimento de atividades em torno do acesso aos livros, o projeto busca criar espaços de valorização e socialização desses indivíduos que vivem em regiões vulneráveis. Com foco na formação de novos leitores, o Cantos de Leitura acredita na abertura de perspectivas, na partilha de entendimentos e na socialização.
"A ideia é estimular o prazer pelo ato de ler e promover a autoestima de pessoas, pois muitas nunca tiveram o livro em suas vidas. O projeto propõe, também, o acesso a um espaço onde podem ‘aprender a ser, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a conhecer’, seguindo os princípios ensinados por Jacques Delors”, realça Kátia Brasileiro, diretora da Rede Educare.
Em sua 5ª edição, o projeto Cantos de Leitura, ainda em 2020, inaugurará nove espaços em cidades brasileiras. Até o momento, já foram doados cerca de 54 mil livros nas unidades inauguradas e, até o final do ano, serão ao todo mais de 64 mil livros de diferentes editoras e gêneros literários, colocados à disposição de milhares de beneficiados do projeto, entre crianças, jovens e adultos.
O Cantos de Leitura será inaugurado e aberto aos alunos da escola junto com a retomada das aulas, conforme instruções governamentais e sanitárias neste momento de pandemia da COVID-19.
Serviço:
Cantos de Leitura
EMEF José Ferraz de Souza
Transmissão ao vivo no canal no Youtube da Rede Educare
28/09 a partir das 15h.
Sobre a AES Tietê
A AES Tietê atua como uma plataforma integrada de energia renovável com soluções customizadas de acordo com a necessidade de seus clientes. Está entre as maiores companhias privadas de geração do Brasil, atuando no país há 20 anos. O Centro de Operações de Geração de Energia (COGE), localizado em Bauru (SP), é o mais tecnológico do país e opera remotamente todos os ativos da companhia. No portfólio, composto por geração hídrica, solar e eólica, estão nove usinas hidrelétricas e três pequenas centrais hidrelétricas, dois Complexos Solares, Guaimbê e Ouroeste, em São Paulo, além do Complexo Eólico Alto Sertão II, na Bahia. Recentemente, a companhia anunciou investimento na construção do Complexo Eólico Tucano, também no estado da Bahia.
www.aestiete.com.br
Sobre a Rede Educare: A Rede Educare nasceu em 2008 inspirada pela crença de que é possível transformar a realidade desde que pessoas, empresas, governos e organizações estejam imbuídos do mesmo propósito. Nesses 12 anos, tornou-se referência no Brasil em projetos de impacto social. Em outras palavras, a Rede Educare promove diálogos para modificar vidas.
Especializada em leis de incentivo, atua em todo o Brasil, tecendo encontros entre produtores e empresas que acreditam em cultura, esporte, saúde e ações sociais para realizar projetos inovadores de impacto social. “Hoje temos certeza do nosso propósito. Somos uma empresa diversa, com crenças, força e ideias. Sim, ideias mudam o mundo quando temos pessoas que querem realizar o novo”, comemora Kátia Brasileiro, diretora da Rede Educare.
Informações para imprensa AES Tietê:
Andréa Almeida – andrea.almeida@temp.inpresspni.com.br
Plínio Varoni – plinio.varoni@inpresspni.com.br
11 99246-4532 / 11 94264-6300
Rede Educare:
Priscila Oliveira – priscila@redeeducare.com.br
Cynthia Takayama – cynthia@redeeducare.com.br