As iniciativas fazem parte de projetos contínuos em comunidades do semiárido para promover a conservação e uso consciente da água
AES Brasil realiza ações voltadas para a preservação e acesso a recursos hídricos no Rio Grande Norte
São Paulo, 21 março de 2023 - Celebrado em 22 de março, o Dia Mundial da Água reforça a importância da preservação do recurso vital para a sobrevivência e que necessita cada vez mais de cuidados. Visando a conscientização de comunidades no entorno do Complexo Eólico Cajuína, e de colaboradores que atuam na construção do empreendimento, a AES Brasil e a Consultoria Maron Ambiental realizarão diversas iniciativas ao longo deste mês para discutir mudanças de hábitos que diminuem o desperdício de recursos hídricos.
Na cidade de Lajes, será realizada uma Blitz Ambiental em que serão distribuídos panfletos com informações voltadas para o uso sustentável desse recurso natural. Na mesma linha, os colaboradores da AES Brasil participarão de uma capacitação sobre como a adoção de hábitos diários pode contribuir para a conservação da água.
Os projetos fazem parte de uma série de ações contínuas que a companhia realiza nos municípios próximos de seus empreendimentos como parte do seu compromisso de proteger o meio ambiente nas áreas em que está atuando. Em dezembro de 2022, moradores da comunidade Sopé da Serra participaram de um debate sobre a gestão das águas e práticas conservacionistas, além de aprenderem a construir um filtro caseiro utilizando materiais de baixo custo.
Outra iniciativa realizada foi uma palestra para que os colaboradores da AES Brasil pudessem obter mais informações sobre a separação de resíduos e os benefícios que essa atitude pode trazer para o meio ambiente. Além disso, foi ensinado sobre como a presença do lixo pode impactar os recursos naturais e como funciona a coleta seletiva.
“A preservação dos recursos hídricos começa pela participação ativa da população como um todo, por isso o tema está presente nos projetos ambientais que a AES Brasil conduz no entorno de seus empreendimentos e principalmente neste momento de construção. Queremos promover o bem-estar das pessoas e a sustentabilidade do ambiente em que vamos atuar por mais de 30 anos”, comenta Odemberg Veronez, Gerente de Integração Fundiária e Meio Ambiente da AES Brasil.
Cisternas para comunidades do semiárido
O Dia Mundial da Água também é sobreo acesso a esse recurso. Em fevereiro deste ano, a AES Brasil, em parceria com a Agência de Desenvolvimento Econômico Local (Adel), iniciou a entrega de 20 cisternas de placas para famílias que vivem na comunidade Caraúbas, em Lajes (RN). A tecnologia social tem baixo custo e possui uma capacidade de armazenamento de até 16 mil litros de água proveniente da chuva. Está prevista também a construção de poços artesianos para uso comunitário. As ações beneficiarão 86 famílias que vivem em comunidades vizinhas ao Complexo Eólico Cajuína. os moradores também receberam uma capacitação sobre a utilização e manutenção do equipamento e o uso eficiente da água no semiárido.
A construção das cisternas de placa faz parte do Programa AES Brasil Gera+, que reúne iniciativas promovidas junto às comunidades vizinhas das áreas de atuação da Companhia e busca promover impacto positivo nos pilares: proteção de direitos, educação, inclusão produtiva e empreendedorismo e segurança hídrica.
Sobre a AES Brasil
Acelerando o futuro da energia há mais de 20 anos, a AES Brasil é uma empresa geradora de fontes renováveis. A companhia oferece soluções inovadoras e customizadas dentro das necessidades dos clientes, apoiando-os como um importante parceiro em sua busca pela transição energética.
Hoje, a AES Brasil conta com um portfólio de ativos 100% renováveis, com capacidade instalada contratada total de 5,2 GW¹, sendo 2,7 GW hídrico, 2,2 GW eólico e 0,3 GW solar. Adicionalmente, a companhia possui em desenvolvimento parte de seu pipeline eólico e solar, ainda em negociação, que poderá adicionar até 1,5 GW de capacidade instalada.