Iniciativa convoca startups a apoiarem a resolução de desafios em áreas da empresa. Movimento faz parte do quinto ciclo do Programa AES Brasil Conecta
AES Brasil e Cubo Itaú unem forças para solucionar desafios de negócios
São Paulo, 30 de maio de 2023 - A AES Brasil, empresa geradora de energia 100% renovável, anuncia nesta terça-feira (30/05) sua parceria com o Cubo Itaú, mais relevante hub de fomento ao empreendedorismo tecnológico da América Latina que conecta empresas e startups em busca de oportunidades de negócios. A associação marca o início do novo ciclo do programa de inovação aberta da AES Brasil, o AES Brasil Conecta, que tem como objetivo resolver desafios corporativos e estratégicos de forma rápida junto ao ecossistema de startups.
Nesta edição, a AES Brasil fará o lançamento de desafios de diferentes áreas da Companhia na plataforma do Cubo Itaú e selecionará startups aptas a solucioná-los, por meio de provas de conceito. A parceria poderá resultar em contratos de fornecimento permanente da solução proposta. As empresas escolhidas terão a oportunidade de expandir sua rede de contatos e aprender com especialistas que possam ajudar no crescimento de seus negócios.
“Acreditamos que as startups são um caminho bastante atrativo para se atingir o que há de melhor em inovação no setor de energia. Por isso, investimos em parcerias que possam ajudar a conectar a AES Brasil junto a um ecossistema de empreendedores e inovadores, trazendo novas soluções e ideias disruptivas para o nosso negócio”, explica a gerente de Pesquisa e Desenvolvimento e Inovação da AES Brasil, Julia Rodrigues.
“A chegada da AES Brasil tem muito a agregar com a nossa comunidade, não só pela expertise em um setor tão essencial para o país como é o de energia, mas principalmente pelos desafios e oportunidades de conexão e geração de negócios com empreendedores tecnológicos que estão fazendo a diferença no ecossistema de inovação”, reforça Paulo Costa, CEO do Cubo Itaú.
Desde 2016, a empresa está conectada ao ecossistema de startups, ajudando na co-criação de projetos, acelerando negócios e investindo em soluções que possam gerar valor para a Companhia. A AES Brasil foi a primeira empresa do setor elétrico a acelerar startups por meio do programa P&D Aneel. Hoje, são mais de R$ 12 milhões investidos, resultando na participação em três startups, além de outras cinco aceleradas, cinco Provas de Conceito (POCs) já concluídas e outras startups como executoras de projetos de pesquisa e desenvolvimento.
“Temos obtido ótimos resultados desde quando começamos a investir nas startups. Por esse motivo, acreditamos que estabelecer parcerias relevantes, como a que estamos anunciando agora com o Cubo Itaú, seja mais um importante passo para obter o apoio necessário em nossa jornada rumo a um futuro mais sustentável e inovador”, diz Julia.
A expectativa da AES Brasil é encontrar soluções criativas e inovadoras para os seus desafios de negócios, além de buscar estreitar ainda mais seus laços com o ecossistema de startups, mantendo-se como uma das empresas líderes em inovação no setor elétrico. Startups interessadas em participar devem acessar o site https://cubo.network/geracao-de-negocios/solucoes
Sobre a AES Brasil
Acelerando o futuro da energia há quase 25 anos, a AES Brasil é uma empresa geradora a partir de fontes renováveis. A Companhia oferece soluções inovadoras e customizadas dentro das necessidades dos clientes, apoiando-os como um importante parceiro em sua busca pela transição energética.
Hoje, a AES Brasil conta com um portfólio de ativos 100% renováveis, com capacidade instalada contratada total de 5,2 GW*, sendo 2,7 GW hídrico, 2,2 GW eólico e 0,3 GW solar. Adicionalmente, a companhia possui em desenvolvimento parte de seu pipeline eólico e solar, ainda em negociação, que poderá adicionar até 1,7 GW** de capacidade instalada.
Sobre o Cubo Itaú
Inaugurado em setembro de 2015 pelo Itaú Unibanco em parceria com a Redpoint eventures, o Cubo Itaú é o mais relevante hub de fomento ao empreendedorismo tecnológico da América Latina, uma organização sem fins lucrativos que potencializa a conexão e a criação de negócios entre grandes empresas e startups. O Cubo Itaú está sediado na região da Vila Olímpia, em São Paulo, e, por meio de suas plataformas física e digital, contribui com o crescimento das mais de 400 startups curadas que fazem parte de seu portfólio e refletem mais de 20 segmentos de mercado, contemplando, assim, empreendedoras e empreendedores de todo o Brasil e de diversas regiões do mundo. O Cubo também apoia as transformações digital e cultural de corporações e tem mantenedores que representam as maiores indústrias da economia, como Itaú Unibanco, Dasa, Corteva, São Martinho, Itaú BBA, CNH Industrial, Suzano, Dexco, Eztec, Gerdau, MPD, Saint-Gobain, ConectCar, iCarros, Bike Itaú, vec Itaú, Wilson Sons, Porto do Açu, Hidrovias do Brasil, Radix, TIM, Stellantis, Bayer, Jaguar Land Rover, Oxygea, Prudential, NTT Data Brasil, Wayra Brasil e BID Lab. Além de parceiros estratégicos, como Accenture Digital, Liga Ventures, Anjos do Brasil, Abstartups, Favela Holding, Forge 3D, entre outros. Mais informações podem ser encontradas em: https://cubo.network/.