AES Brasil acaba de realizar a energização da linha de transmissão e da subestação do Complexo Eólico Tucano em parceria com a Unipar

February 25, 2022

Em mais uma importante etapa da construção do Complexo Eólico Tucano, a AES Brasil, em apenas nove meses, entregou a energização do bay de conexão, de 45 km de linha de transmissão e da subestação de 500kV do Complexo, localizado na Bahia, que será operado em parceria com a Unipar, líder na produção de cloro, soda e PVC na América do Sul.

Com a energização, toda a energia produzida pelo Complexo Eólico poderá ser escoada e futuramente direcionada aos clientes, sendo um deles a Unipar. “Este processo marca mais uma fase importante desse projeto que terá capacidade instalada total de 582,8 MW, contribuindo para ampliar a matriz limpa do País”, afirma Rodrigo D’Elia, diretor de Engenharia e Construção da AES Brasil.

A parceria entre AES Brasil e Unipar foi anunciada em setembro do ano passado com a criação da joint venture para a construção do projeto nos municípios de Tucano, Biritinga e Araci, por meio de um contrato de 20 anos, que entrará em vigor a partir de 2023.

“A energização da Subestação de Energia de Tucano é um marco importante no contexto da nossa estratégia de autoprodução de energia a partir de fontes limpas e renováveis. Nossa diretriz é ampliar a eficiência operacional do nosso negócio assegurando acesso a um insumo fundamental para nossa produção, a um custo competitivo e cumprindo nossa agenda de sustentabilidade para ampliar a pegada verde”, destaca Mauricio Russomanno, CEO da Unipar.

O Complexo Eólico Tucano nesta primeira fase contará com 52 aerogeradores de 115 metros de altura e potência de até 6,2 MW. A obra cumpre o cronograma estimado de construção.

 

Sobre a AES Brasil

Acelerando o futuro da energia há mais de 20 anos, a AES Brasil é uma empresa geradora a partir de fontes 100% renováveis, que atua como plataforma integrada adaptável às demandas dos clientes. As soluções oferecidas pela companhia são customizadas, sempre buscando agregar valor e contribuir para a sustentabilidade do planeta. Atualmente, a AES Brasil conta com um portfólio de ativos 100% renováveis com uma capacidade instalada total de 4,4 GW, sendo 2.658,4 MW hídrico, 1.435,9 MW eólico e 294,1 MW solar. Além disso, a Companhia possui em desenvolvimento parte de seu pipeline eólico e solar, ainda em negociação, que poderá adicionar até 1,5 GW de capacidade instalada. Após a finalização dos projetos em desenvolvimento e pertencentes ao pipeline, o portfólio da Companhia contará com 5,9 GW de capacidade instalada.

Sobre a Unipar

A Unipar é líder na produção de cloro, soda e PVC na América do Sul, insumos que formam a base de todas as indústrias e tem ações negociadas na bolsa de valores brasileira (B3 S.A. - Brasil, Bolsa, Balcão).

Com atuação de cerca de 1.400 funcionários em seus escritórios e plantas industriais em Cubatão (SP) e Santo André (SP), no Brasil, e Bahía Blanca, na Argentina, a Unipar tem foco em qualidade, segurança, respeito ao meio ambiente, integração comunitária e valorização de seus colaboradores.

Ao longo de seus 50 anos de história, a Unipar se conecta e se integra à comunidade por meio de seu Conselho Consultivo Comunitário (CCC), que reúne vizinhos, organizações sociais e representantes da empresa. Além disso, é pioneira na implementação do Programa Fábrica Aberta, que mantém suas plantas abertas aos visitantes durante todos os dias do ano, 24 horas por dia.


Informações para imprensa

InPress Porter Novelli

Luiza Machado - luiza.machado@inpresspni.com.br

Andréa Almeida andrea.almeida@inpresspni.com.br

aes@inpresspni.com.br 

(13) 98181-2670 e (11) 99246-4532

 

Informações para imprensa l Unipar

FSB Comunicação

unipar@fsb.com.br